Mais de 65 mil estudantes da Paraíba receberão 2ª parcela do Pé-de-Meia
O valor de R$ 200 será depositado nesta quinta-feira (25), referente à frequência dos alunos durante o mês fevereiro de 2024.
Os estudantes matriculados no Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Paraíba, contemplados no Programa Pé-de-Meia, vão receber a partir desta quinta-feira (25), a segunda parcela no valor de R$ 200, referente à frequência dos alunos em fevereiro de 2024. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, aderiu ao programa do Ministério da Educação de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público.
Na Paraíba, até o momento, 65.290 estudantes estão cadastrados no Pé-de-Meia e já receberam a primeira parcela de R$ 200 referente a matrícula. O depósito da segunda parcela será efetuado até o 03 de maio, conforme mês de nascimento dos alunos que participam do programa, nas contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em seus nomes.
Super Retângulo Texto (790x90) - Posição 9
Para receber as parcelas do incentivo em cada estudante deve ter frequência média de no mínimo 80% no período de apuração. Nesses três primeiros meses de implantação, prazo de adaptação para envio das informações pelos estados, o Distrito Federal e os municípios no início do ano letivo, o incentivo não será interrompido.
Ampliação
Na segunda-feira (22), o Governo Federal anunciou a ampliação do público atendido pelo Pé-de-Meia. O programa passará a incluir todos os jovens de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), matriculados no ensino médio público.
“Hoje o beneficiários além do CadÚnico deve está cadastrado no Bolsa Família, o anúncio do governo federal nesta semana, deve beneficiar aqueles que estão apenas no CadÚnico. Com esse novo recorte não sabemos ainda quantos estudantes da Paraíba serão beneficiados”, detalhou, o gerente executivo de Desenvolvimento Escolar, Acompanho e Apoio à Gestão para Resultados de Aprendizagem da SEE-PB, Herbert Gomes.
Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Os estados, o Distrito Federal e os municípios vão colaborar e prestar as informações necessárias à execução do incentivo, a fim de possibilitar o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino, conforme previsto na Lei nº 14.818/2024.