26/04/2024 às 08h10min - Atualizada em 26/04/2024 às 08h15min

Caprinovinocultura: 7ª edição da Cabra Rainha tem início em Santo André

Evento estimula a geração de negócios e o intercâmbio de conhecimentos entre empreendedores e produtores rurais.

Redação - Pauta Real
Sebrae/PB
Foto: Prefeitura de Santo André (PB)
Enaltecendo a importância econômica e social da caprinovinocultura para a região do cariri paraibano, teve início nesta quinta-feira (25) a 7ª edição da Cabra Rainha, evento realizado no município de Santo André, a 232 km de João Pessoa. A programação é gratuita se estende até o próximo domingo (28), com atividades técnicas e culturais. O evento é promovido pela Prefeitura de Santo André e conta com o apoio do Sebrae/PB.
 
Entre os destaques da programação deste ano, estão as oficinas de culinária, que serão realizadas nestas quinta e sexta-feira, para inspirar os empreendedores a utilizarem a carne e o leite caprino em pratos diferentes e criativos.  Além disso, o evento também vai contar com duas feiras: uma destinada ao artesanato local e outra para proporcionar visibilidade ao empreendedorismo feminino na região.
Outra atividade importante serão as palestras técnicas programadas para a 7ª edição da Cabra Rainha, com foco nos produtores rurais. De acordo com a programação, essas capacitações vão abordar temas como a importância do selo de inspeção municipal, manejo e boas práticas para a produção de queijos e a importância da vacinação contra a febre aftosa.
 
Além de todas essas atividades, a 7ª edição da Cabra Rainha também vai realizar torneios leiteiros e apresentações culturais que celebram as tradições do cariri. Conforme ressalta o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, o evento faz parte do circuito de feiras agropecuárias que acontecem anualmente na Paraíba, com foco na caprinovinocultura, cujo principal objetivo é o fomento dessa cadeia produtiva no estado. 
 
“É muito importante a realização, e a continuidade desses eventos, porque a cada ano nós notamos uma participação maior, principalmente dos produtores de cada cidade, que era uma coisa que a gente tinha dificuldade, em eventos menores, de envolver esses produtores. Então, isso é muito bom, porque a gente vê a cadeia produtiva se movimentando e crescendo”, explicou João Bosco.
 
Ainda segundo ele, além da visibilidade proporcionada por esses eventos, eles também contribuem para a geração de novas oportunidades de negócio. “Além de toda essa parte de divulgação, e de mostrar o que a cidade tem, o evento também abre portas para que o produtor possa vender, comprar e ter contato com fornecedores”, acrescentou o analista. 
 
Cariri sustentável – Também na região do cariri paraibano, no município de Monteiro, foi realizada nesta quinta-feira (25) uma oficina relacionada com o Pacto Cariri Sustentável. Criado para estimular a cooperação em prol do desenvolvimento da região, ele tem como pilares a produção, proteção e inclusão, contando atualmente com nove instituições signatárias, entre elas o Sebrae/PB.
 
O principal objetivo desse pacto é reunir os setores públicos e privados e a sociedade civil para identificar oportunidades, prioridades e estabelecer metas conjuntas que contribuam com desenvolvimento rural do território. Para isso, a oficina desta quinta-feira, que foi o primeiro encontro presencial dos participantes do pacto, trabalhou a questão da governança que será construída para a sua gestão, bem como as prioridades para a implementação dessa iniciativa voltada ao desenvolvimento do cariri.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pautareal.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp