O Governo do Brasil prorrogou por mais três meses o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos nos benefícios do INSS após estimar que 3 milhões de pessoas ainda não procuraram o órgão para receber o dinheiro de volta. O prazo que terminaria na sexta-feira (14/11), foi prorrogado até o dia 14 de fevereiro de 2026.
Foi o que afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante o programa Bom Dia Ministro desta terça-feira (12/11), transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O presidente Lula recomendou que nós não deixássemos ninguém no prejuízo, ninguém ficasse para trás. O presidente da República, o Governo Federal, o Ministério da Previdência Social quer devolver o dinheiro que foi roubado de vocês. O dinheiro está em caixa e nós temos pressa para fazer isso”, disse o ministro
“Observou-se que havia um contingente que por desinformação ou porque ainda não teve tempo, não pediu o dinheiro de volta. Então houve esse consenso de que era melhor ampliar por mais três meses”.
“O importante é que a gente peça a quem tem um aposentado na família, uma pensionista, diga: 'Olha, você entrou no aplicativo, você foi numa agência?' Porque às vezes a pessoa não está acompanhando os assuntos, está no trabalho, está cuidando dos netos, está cuidando dos filhos, está envolvido na sua rotina e não está acompanhando esse acontecimento”, falou Wolney Queiroz.
Contestar é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados. É simples e pode ser feito por três canais:
- Meu INSS (aplicativo ou site): serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
- Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.
No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação.
Desde a abertura do sistema, em maio, 6,1 milhões de contestações já foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas. Segundo último balanço do INSS, 3.721.259 aposentados e pensionistas já foram ressarcidos, num montante de R$ 2.541.030.436,42.