21/05/2024 às 15h17min - Atualizada em 21/05/2024 às 15h17min

Mais de 70% dos pequenos negócios paraibanos utiliza canais digitais para vender

Informação faz parte da pesquisa ‘Pulso’, realizada pelo Sebrae, que está em sua sexta edição

Redação - Pauta Real
Foto: Pixbay
Seja como parte de uma estratégia de relacionamento com o público ou para a realização de vendas, a internet e suas ferramentas, especialmente as redes sociais, estão presentes na maioria dos pequenos negócios da Paraíba. É o que indica a sexta edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae para monitorar a realidade de micro e pequenas empresas de todo o país.

Realizada entre os meses de fevereiro e março, a sexta edição da pesquisa entrevistou, na Paraíba, 93 empresários, entre microempreendedores individuais (MEI) e donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Desse total, 73% afirmaram que utilizam redes sociais, aplicativos e outras ferramentas da internet para a realização de vendas, enquanto 27% disseram não contar com essa modalidade de venda em seus negócios.  

Apesar de ser expressiva, essa presença digital dos pequenos negócios precisa ser planejada e ocorrer de forma estratégica, conforme alerta o gerente de relacionamento digital do Sebrae/PB, João Jardelino. Segundo ele, se bem utilizadas, essas ferramentas podem ser importantes aliadas das micro e pequenas empresas. 


“Vender pela internet é uma prática já comum entre os empresários, mas se utilizadas algumas estratégias nós conseguimos aumentar a eficácia dessas vendas. Para isso, a primeira dica é conhecer o seu público-alvo, o que pode ser feito através de pesquisa de mercado, para entender melhor quem é esse público e onde ele está na internet, principalmente nas redes sociais”, explicou João Jardelino. 

Ainda conforme o gerente, ao conseguir identificar o seu perfil de público, o empreendedor terá uma base consistente para elaborar um plano de marketing e suas metas. “É preciso criar conteúdos que interessem a esse público, como imagens e vídeos de alta qualidade. Além disso, também é importante ter um conteúdo educativo, que ofereça valor ao consumidor, como tutoriais e dicas de uso, o que ajuda muito a engajar os potenciais clientes”, pontuou o gestor. 

Outra dica importante para os pequenos negócios que utilizam a internet com a finalidade de vender ou se relacionar com o público é a constância dos conteúdos. “A empresa precisa ser consistente e regular nas postagens. Por essa razão, é fundamental que o empresário estabeleça um cronograma para isso, buscando manter a audiência engajada. Por fim, uma última dica, e não menos importante, é justamente a relevância de interagir com seu público. Responda os comentários, mande mensagens diretas para criar uma conexão pessoal e crie outras estratégias que mantenham o seu público engajado”, concluiu João Jardelino.
Link
Notícias Relacionadas »