26/05/2024 às 12h14min - Atualizada em 26/05/2024 às 12h14min
Serra Grande desponta como cidade promissora para o turismo no Sertão paraibano
Rica em recursos naturais, a cidade tem uma cultura forte e potencial para turismo histórico e de aventura
Michelle Farias - Pauta Real
Foto: Pauta Real
Cidade com o maior número de cachoeiras e temperaturas que alcançam os 14 graus no inverno, Serra Grande, no alto sertão paraibano, desponta no estado com grande potencial para crescimento do turismo. Com uma população formada por 2.942 pessoas, segundo o último Censo do IBGE, a cidade aposta no turismo como alternativa para geração de emprego e renda.
Distante 477 quilômetros de João Pessoa, um dos acessos à Serra Grande é feito pela PB-382 e no caminho o visitante é presenteado com belas paisagens características da região e já começa a experimentar um clima mais ameno. A cidade tem uma população acolhedora, orgulhosa das riquezas naturais da terra, que possui 39 cachoeiras catalogadas atualmente, no entanto, o número cresce a cada nova exploração do território.
A terra é fértil também para o turismo de aventura e no último final de semana realizou a primeira edição do “Serra Grande Adventure”, evento que colocou o município na rota dos apaixonados por natureza e proporcionou o primeiro voo de balão na região. Durante quatro dias a cidade respirou aventura, com atividades como voo de parapente, cachoeirismo e rapel.
O cachoeirismo foi realizado na cachoeira da Santana, cujo acesso é feito por trilhas encobertas por vegetação e uma paisagem de tirar o fôlego. São 35 metros de altura que os aventureiros puderam descer por rapel conduzido pela equipe da Catolé Adventura, empresa especializada no segmento e sediada no município de Catolé de Rocha.
“A gente coloca um guia para descer junto com a pessoa e ela pode ir no seu ritmo. Não tem pressa, o importante é aproveitar a passagem, a sensação de liberdade. É uma sensação indescritível, a adrenalina vai a mil”, explicou Leonardo Ferreira, da Catolé Adventure.
Investir no turismo foi uma decisão tomada pelo prefeito Vicente Neto, já no início do seu primeiro mandato. Ele destacou que a pretensão é garantir uma alternativa de renda aos moradores, reforçar a sensação de pertencimento e assegurar que os jovens permaneçam na cidade e não precisem sair para buscar emprego em outros municípios.
“Hoje a gente consegue receber turistas com essa característica: como Serra Grande, uma cidadezinha no Sertão do estado tem tanta cachoeira? A gente tem produtos turísticos e estamos atraindo o turismo pedagógico, para ter um conhecimento com artesãos, os bacamarteiros. Nós estamos revivendo a história do bacamarte em Serra Grande. É um amontoado de atrações que fazem com que a gente brigue diariamente para que o turismo funcione na nossa região”, contou o prefeito.
O gestor busca envolver municípios vizinhos em uma gestão de turismo compartilhada, com criação de roteiros que possam agregar as cidades. “Uma trilha de longo curso, uma hospedagem em Itaporanga trazendo os turistas para Serra Grande, a gente levando para conhecer o Cristo de Itaporanga. Em breve em Aguiar vai ter o telescópio Bingo, então a gente vai receber pessoas de outros países aqui, cientistas e a gente vai estar aqui mostrando o que Serra Grande tem de melhor e recebendo eles”, ressaltou Vicente Neto.
A pasta do turismo é conduzida por Maria Vidal, gestora que possui um olhar inovador para o segmento e aposta no potencial da cidade. Já o Serra Grande Adventure foi idealizado pelo jovem Huanderson Martins, conhecido como Alemão, turismólogo apaixonado por aventura e que encarou o desafio de levar para a cidade o primeiro voo de balão da região. Ele foi responsável ainda por planejar e executar a rampa para o voo de parapente. Todo trabalho contou com a participação da Prefeitura Municipal que disponibilizou máquinas para garantir a construção em tempo hábil e abrir trilhas para exploração das cachoeiras.
Durante o Serra Grande Adventure uma tirolesa e parede de escalada foram instaladas em uma das praças da cidade. Crianças da rede municipal de ensino puderam se divertir gratuitamente nos equipamentos. Uma delas foi a estudante Isabele Souza, de 11 anos. "Eu amei. Foi a melhor experiência que eu já tive", contou a menina. O prefeito Vicente Neto ressaltou que garantir essa experiência às crianças é também plantar uma semente para o futuro.
Festival de Inverno tem atrações culturais e frio da serra sertaneja
Quem pensa que o sertão paraibano tem apenas altas temperaturas se surpreende ao conhecer Serra Grande. Com altitude média superior aos 630 metros, a cidade registra baixas temperaturas no inverno e é destino certo para os amantes do frio. Pensando nesse público, o município realiza anualmente um Festival de Inverno, que está na terceira edição e este ano ocorre de 29 de junho a 7 de julho.
Entre as atrações estão a cavalgada, maratona, festival de quadrilhas, encontros de futebol, trilhas e shows musicais. O evento envolve toda a comunidade local, levando uma programação cultural também para a área rural.
Serra Grande possui uma pousada com 16 leitos disponíveis, mas os eventos são também uma oportunidade para os moradores da cidade garantirem uma renda extra com aluguel de residências para hospedagem. Quem também lucra são os comerciantes locais, que enxergam no turismo um impulso para ampliar o faturamento.
O empresário Jairo Halley decidiu investir na cidade e abriu o Neco’s restaurante em uma ampla área verde na zona rural. A estrutura conta com animais para passeio, lagos e duas cachoeiras. Ele revelou que os planos são investir ainda mais no negócio, com instalação de uma tirolesa e implantação de um “pesque e pague”. Com um mês de funcionamento, o restaurante recebe clientes de outros municípios e chega a ter fila para atendimento.
“O turismo de Serra Grande tem movimentado muito a economia local, não só o restaurante, mas desde o pequeno produtor, a pessoa que vende galinha, o leite. Para se ter uma ideia, em três finais de semana nós já esgotamos as galinhas de um dos fornecedores, um pequeno criador. A gente tem recebido um fluxo de turistas de outros municípios, estamos extremamente satisfeitos”, avaliou o empresário.
Descoberta de cemitério indígena e urnas funerárias
Outra vertente que o município tem vocação é para o turismo histórico. Serra Grande possui sítios arqueológicos onde foi encontrado um cemitério indígena Tupi com várias urnas funerárias, chamadas de igaçabas e são umas das mais conservadas do país.
“A descoberta de achados indígenas Tupi em Serra Grande muda a história da etnia na Paraíba. Não existia indígenas Tupi no Sertão e a partir do achado em Serra Grande essa história é modificada”, afirmou o prefeito Vicente Neto.
Visitar Serra Grande também é uma imersão na cultura sertaneja. O município mantém a tradição dos folguedos culturais, a exemplo dos bacamarteiros, bandas cabaçais e grupos de danças regionais. Além disso, acompanhar a produção artesanal da rapadura nos engenho da cidade é também uma oportunidade para os turistas conhecerem todo o processo, desde a moagem da cana-de-açúcar.
Assista ao vídeo com as belezas da encantadora Serra Grande