09/03/2024 às 20h32min - Atualizada em 09/03/2024 às 20h32min

Com transmissão de dupla embreagem, Kardian chega às lojas neste mês de março

Redação - Pauta Real

O câmbio automatizado de dupla embreagem é um assunto antigo, mas voltou a ser comentado, após a divulgação da chegada do Renault Kardian. O SUV compacto será o primeiro carro nacional da marca com esse sistema. O modelo deve chegar às concessionárias no dia 19 de março.

 

A transmissão de dupla embreagem utiliza duas embreagens independentes, uma para as marchas ímpares e outra para as marchas pares, permitindo a troca de marchas de forma mais rápida e suave. O Kardian é a primeira aposta da Renault em uma caixa automatizada desde que o antigo Easy-R, este com embreagem única, foi deixado de fabricar em 2019.

 

A transmissão de dupla embreagem é uma evolução do câmbio automatizado convencional, combinando a automação nas trocas de marchas com um princípio de funcionamento mais próximo dos câmbios manuais. Esse sistema acaba com os incômodos trancos e a demora para troca das marchas.

 

“O Kardian é o primeiro carro com internacional Game plan 2027 e será fabricado no Brasil e exportado para 11 países da América Latina”, contou o Ceo Renault América Latina, Luis Pedrucci, em vídeo publicado pela marca.

 

A fabricante está investindo mais de R$2 bilhões para produção do veículo que terá motor turbo TCE, 125 cv com 220 Nm combinado ao eficiente câmbio com dupla embreagem. 

 

O Kardian custa a partir de R$ 112.790 e está disponível na pré-venda em três versões de acabamento, a Evolution, Techno e Première Edition. Todos com o mesmo motor. O modelo deve chegar às concessionárias no dia 19 de março como concorrente direto do Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus, que integram a categoria dos SUVs compactos.
 

Manutenção

 

O sistema automatizado da Renault tem embreagens banhadas a óleo e a manutenção preventiva é praticamente idêntica à de carros automáticos sequenciais, exigindo apenas a substituição do fluido. A embreagem banhada a óleo também costuma ter maior durabilidade e garantir um comportamento mais suave para o carro.

 

O conhecimento técnico e aprimorado do profissional de reparação são umas das preocupações dos especialistas em veículos, já que o tipo de transmissão apresenta nível elevado de dificuldade de manutenção.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »