31/03/2024 às 11h39min - Atualizada em 31/03/2024 às 11h39min
Engenho Cacau: fábrica de chocolates em Areia aposta em produtos com o sabor da Paraíba
Somente no ano passado foram produzidas cerca de uma tonelada e meia de chocolate
Michelle Farias - Pauta Real
A Engenho Cacau funciona em Areia, no Brejo paraibano (Foto: divulgação/arquivo pessoal) Turismo e chocolate se entrelaçam em uma experiência única no município de Areia, no Brejo paraibano. O chocolate tem o poder de elevar a sensação de felicidade e combinado com os sabores únicos da Paraíba tornam a mistura ainda mais singular. A Engenho Cacau surgiu com a proposta de enaltecer ainda mais o turismo na cidade e somente no ano passado produziu cerca de uma tonelada e meia de chocolate.
A empresária Juliana Viegas conta que surgiu a oportunidade de ela e o marido investirem em algo e imediatamente eles pensaram em algo que agregasse ao turismo da cidade. A Engenho Cacau é uma fábrica de Chocolate Bean to Bar, o que significa que o processo de produção começa desde a amêndoa de cacau até a barra. Ela foi criada no ano de 2021, pensada e planejada no contexto da pandemia da Covid-19.
“Inicialmente encontramos dificuldades na aquisição de maquinário e formação profissional pois a produção de chocolate desde o beneficiamento da amêndoa, de uma forma mais industrializada, em média e pequena escala é algo recente. Então as máquinas que existem são gigantescas para o mundo industrial ou adaptadas do processo produtivo do café. Hoje já temos algumas fábricas de máquinas direcionadas para o bean to bar”, explica a empresária Juliana.
A fábrica tem a proposta de utilizar ingredientes finos e selecionados, a exemplo das amêndoas de cacau, que é o protagonista da produção. Em todo o processo não são utilizados gordura vegetal ou hidrogenada, aromatizantes e conservantes. Com um teor de cacau bem maior que o convencional, a Engenho Cacau ressalta os sabores da Paraíba, em combinação de chocolate com banana anã, castanhas, pimenta, jaca, cajá, canjica e cachaça.
Apesar de ainda pequena, a Engenho Cacau tem uma capacidade produtiva considerável e somente no ano passado beneficiou uma tonelada e meia de chocolate. A fábrica emprega seis funcionários, contando com a empresária Juliana Viegas, que arregaçou as mangas e também participa de todo o processo de produção.
Projetos de expansão incluem plantio de cacau em Areia
Apaixonada e orgulhosa por sua cidade, os planos futuros da empresária Juliana Viegas para a Engenho Cacau estão diretamente ligados à cidade de Areia. O planejamento é para ampliar a fabricação e o plantio da matéria prima em Areia.
“Esse já estamos encaminhando. Atualmente estamos trazendo nossa matéria prima do sul da Bahia e do Espírito Santo, lugares que têm Indicações Geográficas para amêndoas finas de cacau, mas pretendemos ter uma linha com o cacau daqui de Areia. Iniciamos o plantio, e estamos esperando uma leva de mudas agora para o meio do ano”, revela Juliana.
Nesta Páscoa a Engenho Cacau ampliou a sua produção e além dos ovos ao leite, meio amargo e branco, são fabricados também os produtos zero lactose e alguns sabores da terra, como: ovo de chocolate de limão galego, com brigadeiro de caipirinha, brigadeiro de cachaça Triunfo de Umburana e balso, e chocolate com cumaru, considerado a baunilha brasileira.
A Engenho Cacau funciona no parque do Engenho Triunfo e as pessoas que visitam o local pagam uma taxa de visitação de R$ 30 e conseguem ter acesso ao parque, um lugar acolhedor e de muito contato com a natureza. “Você ainda consegue conhecer o processo de produção da cachaça, a história da cachaça Triunfo, acesso a adega de envelhecimento das Cachaças Premium, degustar sorvete com cachaça, sucos, dose de cachaça. O tour termina em nossa fábrica, onde explicamos um pouco do nosso processo de produção, sobre o bean to bar e o visitante poderá degustar um de nossos bombons”, arremata Juliana.