05/06/2024 às 10h00min - Atualizada em 05/06/2024 às 10h00min

João Pessoa tem segundo maior aumento do país no preço de imóveis residenciais

No recorte de maio deste ano, João Pessoa ficou entre as 15 capitais pesquisadas que registraram maior valorização

Juliana Santos - Pauta Real
Foto: Pauta Real
João Pessoa apresentou a maior alta na média de preço de venda de imóveis residenciais entre as capitais do país, com 6,05% de aumento no acumulado deste ano. O dado é da nova  pesquisa FipeZAP, divulgada nesta terça-feira (4), que mostrou também que, nos últimos 12 meses, a valorização dos imóveis registra 10,67%, o quinto maior percentual do país. 

No recorte de maio deste ano, João Pessoa ficou entre as 15 capitais pesquisadas que registraram maior valorização. Na lista a cidade aparece em oitavo lugar com 0,92% ficando acima de importantes centros urbanos como São Paulo (0,72%); Porto Alegre (0,65%); Recife (0,60%); Fortaleza (0,59%); Brasília (0,52%); Manaus (0,38%); e Rio de Janeiro (0,29%).

Os municípios que tiveram as maiores altas foram Curitiba (1,88%); Goiânia (1,47%); Maceió (1,27%); Salvador (1,18%); Florianópolis (1,05%); Belo Horizonte (0,98%) e Vitória (0,94%). 


Para o conselheiro do Creci-PB, Glauco Morais, o aumento era esperado. Ele afirma que outros crescimentos ainda virão em razão do superaquecimento do destino João Pessoa.

“Esse super aquecimento está refletido em todo o estado da Paraíba, mas João Pessoa tem atraído muitas pessoas de outros estados e com essa demanda crescente, os produtos sendo vendidos, a valorização é um processo natural”, frisou.  


Ainda de acordo com a pesquisa e com base no comportamento dos preços de venda de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras, o Índice registrou um aumento de 0,74% em maio deste ano. Comparando o mês de março (0,64%) e abril (0,66%) o aumento foi de (0,89%) em relação ao imóveis de apenas um quarto. O crescimento das vendas foi menor de (0,41%) para imóveis com quatro ou mais dormitórios.

“Em relação aos imóveis de um quarto que compreende a quarto sala, studio, entre outros, pois são várias tipologias, também é fruto da carência de hotelaria que vem sendo suprindo nos últimos anos com esse tipo de apartamento. São pessoas que vêm morar e comprar uma unidade para ter o seu imóvel no paraíso chamado João Pessoa com a demanda maior de turistas ocupando esses espaços de sistema de locação o que faz com  que investidores para colocar no mercado de local”, detalhou.
Link
Notícias Relacionadas »