19/03/2024 às 08h46min - Atualizada em 19/03/2024 às 08h46min

Governo quer atrair Stellantis para a Paraíba, após anúncio de R$30 bilhões de investimentos no Brasil e América do Sul

Juliana Santos - Pauta Real
Foto: Arquivo/ Stellantis


No início do mês de março, a Stellantis, grupo detentor de 14 marcas de veículos e duas plataformas e tecnologias em mobilidade, anunciou investimentos de R$ 30 bilhões no Brasil e na América do Sul. De olho nos investimentos anunciados para o país, o governador da Paraíba, João Azevêdo,  recebeu, na última sexta-feira (15), em João Pessoa, representantes do grupo automotivo e apresentou as oportunidades e potencialidades do estado.

O aporte financeiro apoiará o lançamento de 40 novos produtos durante o período de 2025 a 2030. Os recursos também serão aplicados no desenvolvimento de novas tecnologias Bio-Híbridas, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de abastecimento automóvel.


Durante o encontro, Azevêdo ressaltou o equilíbrio fiscal e a capacidade do estado de atrair novos empreendimentos. Destacou a posição Rating A, do estado, pela Secretaria do Tesouro Nacional e também o rating AA+ pela Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Ratings).

A Stellantis abraça as marcas de veículos: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram Trucks e Vauxhall. Além das marcas Free2move e Leasys. 

A Free2move oferece serviços de automóveis particulares e empresas, os serviços incluem compartilhamento, aluguel, assinatura e serviços de estacionamento móvel. Já a Leasys oferece soluções de mobilidade inovadoras, desde o Aluguer de Média e Longa Duração até serviços de Gestão de Frotas.

Como parte do seu plano estratégico Dare Forward 2030, apresentado há uma ano, o qual o grupo se compromete a se tornar a campeã da indústria na luta contra as mudanças climáticas, atingindo emissões zero de carbono até 2038, os investimentos serão de 50 mil milhões de euros em eletrificação dos veículos. 
 
A Stellantis é líder nos três principais mercados da América do Sul: Brasil, Argentina e Chile. No ano passado, as vendas totais da Stellantis na região ultrapassaram 878.000 veículos, com uma quota de mercado de 23,5%.
 
A Companhia também é líder de vendas no Brasil com 31,4% de participação de mercado e mantém a liderança em vendas de veículos comerciais leves na América do Sul, com 28,6% de participação de mercado. A Fiat é a marca mais vendida no Brasil e na América do Sul, e a picape Fiat Strada é o veículo mais vendido no país e na região.

Paraíba Rating 

As notas A e AA+ são dadas por agências classificadoras de risco, que avaliam a capacidade e a disposição de um estado em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida. 

O rating é um instrumento relevante para os investidores, uma vez que fornece uma opinião independente, a respeito do risco de crédito da dívida de um estado analisado.

Para o governador João Azevêdo, esses são alguns pontos que atraiu empresas e Centros de Distribuição como o Magazine Luiza e a Whirlpool. Além da construção Pólo Turístico Cabo Branco que vai oferecer 11 mil leitos em hotéis e resorts. 

Outro ponto destacado é a localização da Paraíba entre os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, facilitando o acesso e o escoamento de matéria prima e produtos.

Pernambuco

Na cidade vizinha, Goiana (PE), o Polo Automotivo Stellantis produz veículos de três marcas distintas: Jeep, Fiat e Ram. A fábrica foi inaugurada em 2015, e é responsável pela produção de quatro modelos: os Jeep Renegade, Compass e Commander, e a Fiat Toro. 

A Rampage é o quinto modelo fabricado no Polo de Goiana e foi o primeiro veículo da marca Ram a ser concebido e desenvolvido no Brasil.
Link
Notícias Relacionadas »