05/08/2024 às 09h49min - Atualizada em 05/08/2024 às 09h49min
FGTS define distribuição de lucros para trabalhadores
Fundo registrou lucro de 23,4 bilhões ano passado, quase o dobro de 2022.
Redação - Pauta Real
Foto: Divulgação O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve definir nesta quinta-feira (8), o percentual do lucro do ano passado que será distribuído aos trabalhadores em 2024.
O FGTS registrou lucro de 23,4 bilhões em 2023, o maior resultado da sua história, quase o dobro dos R$ 12,1 bilhões registrados em 2022. Com isso, a distribuição desse lucro entre os trabalhadores com contas vinculadas ao fundo também deve ser recorde.
A Caixa Econômica Federal tem até 31 de agosto para creditar a parcela dos lucros do FGTS repartida entre os cotistas, mas nos últimos anos concluiu os repasses antes dessa data.
Uma lei de 2016 estabeleceu a distribuição dos resultados do FGTS com o objetivo elevar a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador, por meio da distribuição de seu resultado. Cabe ao Conselho Curador do FGTS definir o percentual do lucro a ser distribuído, e à Caixa operacionalizar o crédito nas contas do FGTS dos trabalhadores que tenham esse direito.
Quanto maior o saldo, maior será o repasse. O dinheiro será distribuído proporcionalmente ao saldo em cada conta em nome do trabalhador em 31 de dezembro do ano anterior.
Importante destacar que esse dinheiro continuará no fundo. O saque do FGTS é autorizado somente nas situações específicas fixadas em lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria ou saque-aniversário.