08/08/2024 às 12h00min - Atualizada em 08/08/2024 às 12h00min

Porto de Cabedelo fica em 1º lugar em Igualdade de Gênero no Prêmio Portos + Brasil

A premiação é promovida anualmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos

Michelle Farias - Pauta Real
Foto: Eduardo Oliveira/MPOR
O Porto de Cabedelo recebeu o troféu de primeiro lugar em Igualdade de Gênero no Prêmio Portos + Brasil 2024, em cerimônia realizada no Clube Naval de Brasília, na noite desta quarta-feira (7), com a presença do ministro Silvio Costa Filho. A premiação é promovida anualmente pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos.

A premiação tem o objetivo de reconhecer os avanços conquistados pelos complexos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros. A categoria Igualdade de Gênero premiou os portos com maior participação de mulheres em seu quadro de colaboradores e em cargos de gestão executiva. 

Este foi o primeiro ano de premiação na categoria, que se juntou a outros nove grupos. A nova categoria inserida nesta edição está alinhada com a Agenda 2030 e, em especial, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero.


"O setor aquaviário é predominantemente conduzido por homens. No entanto, seguindo os fundamentos de ESG da ONU, há, atualmente, um esforço global das autoridades portuárias para ampliar a participação feminina nas atividades desse importante setor. Em alinhamento com essa demanda, o Ministério dos Portos criou, para a 5ª Edição do Portos + Brasil, a Categoria de Prêmio Igualdade de Gênero", avaliou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa.

Ele afirmou que desde que assumiu a presidência da Companhia Docas da Paraíba investiu na promoção da participação das mulheres em posições de gestão.

" Atualmente, mais de 60% do nosso efetivo ocupa importantes postos de comando, sendo mulheres. Esse comprometimento não só nos trouxe inúmeros resultados positivos em termos de desempenho e avanços operacionais, mas também nos rendeu este reconhecimento nacional tão importante: o prêmio de 1º lugar entre todos os portos públicos do país na categoria Igualdade de Gênero", acrescentou Barbosa. 

Os departamentos de Finanças, Operações, Relações Humanas, Licitação, Comércio Exterior e o Programa Porto Cidade, além de várias coordenações e chefias, estão todos sob o comando de mulheres.

"Estou particularmente muito feliz com este prêmio histórico e motivado a continuar valorizando a competência e o talento feminino em nossa instituição", concluiu. 

Todos os anos, os portos brasileiros são qualificados em nove categorias. O prêmio é entregue aos três primeiros lugares de cada uma delas. O principal prêmio é o Ranking IGAP, resultado do somatório dos 15 indicadores que compõem o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP). Este é um balizador da gestão portuária dos portos públicos brasileiros.

As categorias avaliadas são: crescimento da movimentação total dos portos públicos e das TUPs; crescimento da movimentação de granel sólido e granel líquido; crescimento da movimentação de contêineres e carga geral; categoria igualdade de gênero; ranking avanço Igap e ranking Igap.

"Estou muito animado e apaixonado por esse setor. A gente tem muitas perspectivas de crescimento nos próximos três anos, principalmente na geração de emprego e renda e na movimentação da nossa economia. Sem dúvida alguma, o Brasil tende a ampliar ainda mais a sua capacidade portuária, impulsionando o mercado mundial", afirmou o ministro Sílvio Costa Filho.


Confira a lista dos premiados

Ranking Igap - Portos do Paraná / Suape Complexo industrial portuário governador Eraldo Gueiros;
Ranking Avanço Igap - Companhia Docas de Santana;
Crescimento da movimentação carga geral - Terminal portuário de Pecém;
Crescimento da movimentação contêineres - Portos RS - Porto do Rio Grande;
Crescimento da movimentação granel líquido - Terminal de Petróleo do Açu/Vast Infraestrutura;
Crescimento da movimentação granel sólido - Porto de São Francisco do Sul;
Crescimento da movimentação total dos TUPs - Cargil Agrícola/PA;
Crescimento da movimentação total dos portos públicos - Porto de São Francisco do Sul;
Igualdade de gênero - TUPs - Terminal de grãos Ponta da Montanha;
Igualdade de gênero - Portos Organizados - Docas/PB - Companhia Docas da Paraíba.
Link
Notícias Relacionadas »