17/08/2024 às 14h57min - Atualizada em 17/08/2024 às 14h57min
Fenevale movimenta Vale do Rio Paraíba com feira gastronômica e de artesanato e atrações culturais.
Durante o evento está sendo realizado o 6º Festival do Camarão, na cidade de Itabaiana
Juliana Santos - Pauta Real
Foto: Juliana Santos/Pauta Real A praça Epitácio Pessoa no centro da Cidade de Itabaiana, a 70 km da Capital João Pessoa, virou palco de network para os pequenos e médios empreendedores que trabalham com a criação de camarão na região do Brejo paraibano. A 7ª Feira de Negócios do Vale do Paraíba (Fenevale) iniciou na quinta-feira (15) e segue até este sábado (17) com capacitações, exposição de produtos e serviços, feira gastronômica e de artesanato, e atrações culturais.
Durante a Feevale, empresas da Paraíba de outros estados como Rio Grande do Norte e Paraná estiveram na feira expondo equipamentos e trazendo inovação para os criadores de peixe e camarão da região. Entre os produtos expostos na feira estão alimentadores, aeradores e sistemas de geração de energia solar que garantem economia para as fazendas de carcinicultura.
Além de conhecer o que existe de mais moderno no mercado, os empreendedores puderam participar de capacitações com foco nos seus negócios. “Uso de probióticos em cultivo de camarões”, “Importância da nutrição na aquicultura: Devo optar por ração mais barata”, “Gás Sulfídrico: O perigo oculto da carcinicultura” foram algumas das palestras ministradas por profissionais da área. Na programação também foram realizadas visitas técnicas em fazenda de criação de camarão e palestras para estudantes da ECIT Itabaiana e para mulheres empreendedoras.
A criação do camarão está se tornando uma das principais atividades econômicas da região A cultura deste crustáceo coloca o estado como o terceiro maior produtor do país, com cerca de 7,2 mil toneladas por ano, conforme última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Temos que intensificar esse aporte ao nosso produtor, a nível de governo federal, estadual e municipal e assim gerar emprego e renda. Antigamente se falava que quem criava e consumia camarão eram pessoas ricas, não. A idealização de um poço comunitário onde seis agricultores familiares que plantam macaxeira,batata e inhame posso criar camarão em conjunto. Esse camarão pode ser vendido para prefeitura e Governo da Paraíba já sinalizou que o camarão pode entrar no Programa Tá na Mesa e com isso podemos dar incremento econômico para a região”, frisou o prefeito da cidade, dr. Lúcio Flávio Costa.
Gastronomia Durante a Feevale também está sendo realizado o 6º Festival do Camarão na cidade de Itabaiana. Os restaurantes da cidade e da região se preparam para receber os visitantes, além dos 12 estandes com comidas à base de camarão estão expondo no Festival. Produtores de queijo e cachaça da região também estiveram na Feira.
Atrações e artesanato
A programação da 7ª Feira de Negócios do Vale do Paraíba (Fenevale) e do 6º Festival do Camarão também contou com exposição de artesanato local e das cidades da região, além de apresentações culturais de teatro e quadrilha e atrações musicais como Forró Massa, Mônica Mello e Devynho Pegação. Neste sábado (17) o encerramento fica por conta de Cláudia e Zemir e Yuri Carvalho.