27/08/2024 às 14h57min - Atualizada em 27/08/2024 às 14h57min

João Pessoa recebe em setembro Encontro Regional de Economia do Nordeste

O evento é reunido pela Anpec e o Banco do Nordeste nos dias 05 e 06 de setembro

Redação - Pauta Real
Ilustração: ANPEC
João Pessoa sedia nos dias 5 e 6 de setembro a 29ª edição do Encontro Regional de Economia do Nordeste, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, Sebrae e Banco do Nordeste. O evento tem por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.

Ao Pauta Real, o professor doutor em Economia, Cássio Besarria, explicou que o encontro será dividido em três momentos distintos: primeiro com a composição das mesas ou sessões par apresentações de artigos acadêmicos; um minucurso com técnicas de machine learning (aprendizagem de máquina) para previsões económicas; além do terceiro momento, que consiste no painel de desenvolvimento do Nordeste.

"Nesse painel espera-se que estejam presentes autoridades do Banco do Nordeste, Sudene, Sebrae, UFPB, Anpec. Dentro desse painel serão debatidas perspectivas econômicas para o Nordeste e será gerada uma agenda de discussões continuada,  em que no evento do próximo ano sejam revisitados os pontos que foram levantados no encontro de 2024 e assim ver quais pontos da pauta foram vencidos e quais ainda precisam de encaminhamentos futuros", explicou o economista.


As mesas abordarão temas como: Complexidade Econômica e Desigualdade de Renda: Uma Análise das Unidades Federativas Brasileiras; Como as Mudanças nos Padrões Climáticos Incidem Sobre a Produtividade Agrícola? Uma Análise para o Estado do Ceará; Pagamentos por Serviços Ambientais Impactam a Cobertura Florestal? Uma Avaliação do Programa Reflorestar; Para além das palavras: O papel do bullying na vulnerabilidade ao comportamento auto lesivo antes e depois da pandemia de Covid-19; Impacto da Instalação de Unidades Carcerárias nos Indicadores Econômicos dos Municípios Brasileiros; Impactos da expansão e interiorização das universidades federais na acumulação de mão de obra qualificada e na criação de firmas no Brasil.

Poderão participar pesquisadores vinculados aos cursos de pós-graduação em economia, além instituições de pesquisa nacionais e internacionais.


 
Link
Notícias Relacionadas »