08/09/2024 às 14h17min - Atualizada em 08/09/2024 às 14h17min

Produtos e serviços de mais de 60 empresas são destaque no Expotêxtil 2024 em São Bento

O setor de hotelaria chegou a 100% de ocupação durante os três dias de evento.

Juliana Santos - Pauta Real
Quase 40 mil pessoas passaram pela Expotêxtil. / Foto: Juliana Santos
Para movimentar os negócios e fortalecer o networking no setor têxtil da “Capital Mundial das Redes”, a cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, foi palco da 7ª Feira Multisetorial Expotêxtil. O evento realizado entre os dias 5 e 7 de setembro, no Estádio Municipal Pedro Eulâmpio da Silva “O Pedrão”, teve uma movimentação de quase 40 mil pessoas nos três dias de feira. Os visitantes da Feira puderam conferir os serviços e produtos nos 60 estandes montados, além de shows com atrações regionais e nacionais, desfile de moda e exposições.

Um dos expositores foi o Vinicius Menezes que a há 1 ano e cinco meses criou a empresa Conftex e iniciou a fabricação de sete produtos entre eles os conjuntos de lençóis e mantas em poliéster. E para dar conta dos 110 mil itens produzidos por mês foi necessário aumentar o quadro de funcionários de dez para 150 pessoas de forma direta. 

“Mais de 80% da produção da nossa indústria é vendida aqui mesmo em São Bento para distribuidoras que enviam para todo o Brasil, mas também vendemos muito para os estados de Pernambuco, Ceará e Maranhão. Em um ano nosso faturamento chegou a R$100 milhões. Nosso próximo passo é fabricar o lençol de elástico com um preço muito competitivo, além disso vamos fabricar travesseiros e outros modelos de jogo e cama”, contou o proprietário.




Além da criação de novos negócios e a Expotêxtil também impactou o setor de hotelaria que teve 100% de ocupação durante os dias do evento. 

“São Bento tem muita pousada, nós já temos um turismo muito pujante, pois nós fazemos grandes eventos como essa Feira e a ocupação das pousadas da cidade foi de 100%. As vagas foram ocupadas 30 dias antes da Feira e mais cinco cidades vizinhas a São Bento estão com grande movimentação de hospedagem de pessoas que foram para o evento. A Expotêxtil é isso geração de negócios, de empregos, de oportunidades. São Bento é uma terra de um povo muito trabalhador e o poder público está contribuindo para que essas pessoas apareçam e mostrem seu trabalho”, detalhou o prefeito Jarques Lúcio. 

O artesanato e a economia criativa tiveram seu espaço durante a Expotêxtil, como artesãos da cidade puderam expor e vender seus produtos dentro da feira, além de exposições de artes, artigos de decoração  e roupas produzidas com o mesmo tecido utilizado nas redes. Estudantes do curso técnico de Têxtil da ECIT São Bento e três estilistas desenvolveram peças de roupas com tecidos produzidos por empresas da cidade e realizaram um grande desfile “Flor do Sertão” na segunda noite da Feira.



O gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Pombal, Aldo Nunes, ressaltou que as empresas expositoras trouxeram produtos inovadores, mas que é preciso que os empresários tenham conhecimento para se manter e expandir no mercado.

“As empresas expositoras são inovadoras e nós do Sebrae junto ao programa Empreender do Governo da Paraíba trabalhamos para levar aos empreendedores informação e conhecimento. Se o gestor não tem informação, ele não tem boa gestão e se não tem gestão, não tem tem lucratividade e consequentemente não consegue se manter e expandir no mercado. Também trabalhamos com o foco no conhecimento em tecnologia, mercado e os quatro polos da economia: indústria, comércio, serviço e o agronegócio. Esse é o nosso papel, fomentar o desenvolvimento da economia da região”, frisou.

A 7ª Feira Multisetorial Expotêxtil foi realizada pela Prefeitura Municipal de São Bento e o Sebrae/PB, com o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Empreender PB e da empresa Brisanet.

Atrações
Os shows musicais lotaram o Estádio Municipal Pedro Eulâmpio da Silva “O Pedrão” em todas as noites do evento. Na sexta-feira (6), os portões foram fechados devido o recorde de público para local de mais de 18 mil pessoas para assistir as apresentações dos cantores Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado. Também passaram pelo palco principal Wesley Safadão, o show católico com Willian Sanfona, entre outras.
Link
Notícias Relacionadas »