29/03/2024 às 14h38min - Atualizada em 29/03/2024 às 14h38min

Construção civil se destaca na geração de emprego e garante oportunidades na Paraíba

A construção de imóveis, que vão desde o alto padrão até moradias mais acessíveis, coloca o setor em evidência

Michelle Farias - Pauta Real
Foto: Secom-PB
Com um mercado imobiliário em expansão, João Pessoa se tornou um canteiro de obras. A construção de imóveis, que vão desde o alto padrão até moradias mais acessíveis, coloca o setor em evidência e figurando entre os que mais impulsionaram a geração de emprego na Paraíba no dois primeiros meses deste ano.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, em fevereiro a construção foi responsável por 653 empregos formais na Paraíba, enquanto em janeiro foram 986 carteiras assinadas, sendo o setor o que mais contribuiu para o resultado positivo do estado no mês em análise. 

O desempenho positivo do setor no país, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, é atribuído ao crescimento dos três segmentos da construção. A construção de edifícios liderou, gerando 13.891 novos postos de trabalho, representando quase 40% do total de novos empregos no setor. A Infraestrutura contribuiu com 9.924 novos postos, enquanto os Serviços Especializados para a Construção foram responsáveis por 11.238 novos empregos. 

Ainda segundo a Câmara, desde 2021, o mercado de trabalho do setor registrou um número de demissões superior ao de admissões em apenas cinco meses: dezembro de 2021; novembro e dezembro de 2022; e novembro e dezembro de 2023.  

A construtora MRV, por exemplo, realizou o Feira da Empregabilidade em parceria com o SINE-PB, oferecendo oportunidades de trabalho na área de construção civil em diversos cargos para homens e mulheres. “Foi um evento incrível, com apoio do SINE estadual, no qual recebemos muitos currículos promissores. Iniciaremos o processo de seleção e acreditamos que teremos excelente contratações”, reforça Márcia Londres, especialista em relações trabalhistas e de sustentabilidade da MRV, em entrevista ao Pauta Real

Segundo ela, a Feira da Empregabilidade foi desenvolvida para atingir pessoas capacitadas e valorizar a mão de obra local. “Acreditamos que o feirão é uma excelente oportunidade para conhecermos os talentos locais e valorizarmos a mão de obra da nossa região, fortalecer o mercado de trabalho da construção civil. Queremos valorizar social e economicamente as regiões onde os empreendimentos da MRV estão inseridos”, declara a especialista.

A construtra Massai adotou uma política para garantir oportunidade do primeiro emprego para pessoas que ainda não possuem experiência na construção civil.

"A pessoa precisa ter vontade de aprender e querer se desenvolver. São duas premissas que a Massai valoriza muito. O querer aprender ou querer fazer e a proatividade, de ensino, de vida. Hoje nós temos vagas de pedreiro, carpinteiro, armador, ferreiro, eletricista, encanador. Nós temos todas as vagas em aberto em praticamente todas as obras e também estamos com vaga de jovem aprendiz, ligada a área de dados, da engenharia. Estamos recebendo currículo também de PCD, tanto obra como administrativo", afirma Juliane Benevides, coordenadora de Recursos Humanos da construtora Massai

ESTADOS – São Paulo foi liderou o ranking das 24 unidades da Federação cujos saldos de empregos formais gerados foi positivo em fevereiro. O estado registrou 101.163 novos postos com carteira assinada, com destaque para o setor de Serviços, que abriu 67.750 vagas. Minas Gerais, com 35,9 mil, e Paraná, com 33 mil, completam o trio dos estados com maior saldo no mês. Fevereiro foi um mês com queda para os estados da Paraíba (-9), Maranhão (-1,2 mil) e Alagoas (-2,8 mil).
 
ACUMULADO NO ANO – Quando somados os meses de janeiro e fevereiro de 2024, quatro dos cinco grandes grupos setores da economia registraram saldos positivos. O maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de Serviços, com 268,9 mil novos postos (56,7%), com destaque para atividades de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (121.233) e para as atividades de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (93.533).

DADOS POPULACIONAIS – No recorte por características populacionais, 159,1 mil postos gerados em fevereiro foram ocupados por pessoas do sexo feminino, enquanto 146,9 mil foram preenchidos por trabalhadores do sexo masculino.
 
A maior geração ocorreu para jovens entre 18 e 24 anos (+137,4 mil postos), sendo o saldo no mês positivo para pardos, com 230 mil novas vagas; brancos (+172,8 mil); pretos (+44,2 mil); amarelos (+5,4 mil) e indígenas (+2,9 mil).






 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://pautareal.com/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp