30/06/2024 às 11h57min - Atualizada em 30/06/2024 às 11h57min

Bares e restaurantes da Paraíba têm aumento de 3,7% nas vendas

Crescimento da demanda no Dia das Mães é uma das principais justificativas para o resultado positivo

Michelle Farias - Pauta Real
Restaurante John's Gril (Foto: assessoria de imprensa)
O setor de bares e restaurantes da Paraíba apresentou crescimento de 3,7% no volume de vendas no mês de maio em comparação com abril, de acordo com dados do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. O resultado coloca a Paraíba na quinta colocação entre todos os estados do país.

No país, o crescimento registrado foi de 3,4%. Na comparação entre abril e maio, os estados que mais se destacaram foram Maranhão (6,7%), Roraima (5,3%) e Ceará (4,7%), refletindo um cenário de recuperação econômica. Entre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas dois registraram queda: a Bahia (-0,2%) e o Rio Grande do Sul (-5,4%), que enfrenta uma situação crítica em decorrência das enchentes que atingiram o estado.

Em entrevista ao Pauta Real, o sócio do John's Grill e conselheiro da Abrasel Paraíba, Sílvio Brasileiro, avaliou que o crescimento registrado no mês de maio é resultado também na demanda provocada pelo Dia das Mães, data que representa o segundo maior volume de vendas, perdendo apenas para o Natal. O restaurante aposta em mecanismos para ampliar as vendas, a exemplo do happy hour estendido, almoço executivo e o open de vinho. 

“Outro ponto também que eu destaco é a parte do delivery. Os consumidores também aumentaram as refeições dentro de casa e dessa forma a parte do delivery já representa em alguns restaurantes em torno de 5 até 20% do seu faturamento bruto. Isso mostra que o consumidor está cada dia mais escolhendo a sua refeição no lar”, revelou Sílvio Brasileiro. 


Como estratégia para atrair clientes nos bares e restaurantes, O BA’RA Hotel foca principalmente na experiência que o consumidor deseja. Inicialmente o empreendimento busca levar para o público opções gastronômicas distintas nos restaurantes, desde uma culinária italiana com toque regional, até pratos franceses com referências aos frutos do mar. 

“Com isso oferecer a esses clientes opções diferenciadas é essencial, como por exemplo o nosso festival de pizza, jantar harmonizados com o menu sugestão do chef e claro opções para diferentes públicos, desde uma carta de vinhos que harmoniza com nosso menu até opções do almoço com menu executivo”, explicou o gerente de Marketing do BA'RA Hotel, Marcos Paulo.

Paraíba reconhecida como roteiro turístico  de gastronomia eleva vendas


A presidente da Abrasel na Paraíba, Thâmara Cavalcanti, atribuiu o resultado positivo ao fato da Paraíba ser reconhecida como roteiro turístico de gastronomia  e por suas diversas atrações. 

“Temos um litoral e interior do estado  com belezas naturais e um aumento no turismo para prática de esportes e atividades  profissionais, como congressos e eventos, nos meses fora da alta estação”, pontuou a presidente em entrevista ao Pauta Real.

Ela acrescentou que o estado está incorporando a cultura de turismo e os investimentos de empresários  que acreditam no potencial,  especialmente no setor de bares e restaurantes, se profissionalizando e inovando.

“Como resultado, já podemos experimentar  o crescimento  do movimento nos  estabelecimentos tanto na alta  quanto  nas demais estações. Inclusive, estamos  em plenos festejos  juninos, que movimentam  todo estado e,  na sequência,  o período de férias,  que  também aquece nosso setor. Estamos bem confiantes de que o grande esforço para a manutenção das operações  durante  a pandemia e, após,  apesar de todas as inúmeras  dificuldades, será gratificante”, avaliou a presidente. 

Por sua vez, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, considerou que os resultados positivos de maio são um alívio bem-vindo para o setor, que ainda opera com 64% dos negócios em prejuízo ou equilíbrio, e apenas 36% em lucro.

“Após resultado mensal ruim em abril, maio veio como uma boa resposta do setor de bares e restaurantes, que tem no Dia das Mães um dos eventos mais importantes do ano. Além disso, na comparação com o ano passado, este foi o primeiro mês de 2024 a apresentar variação positiva segundo o Índice Abrasel-Stone, o que pode ser um início de uma trajetória mais promissora para o setor no ano, que mais recentemente tem contado com o apoio de números mais positivos do consumo das famílias no país”, afirmou o pesquisador econômico da Stone, Guilherme Freitas.

.







 
Link
Notícias Relacionadas »