01/08/2024 às 08h00min - Atualizada em 01/08/2024 às 08h00min

Vida e obra de Ariano Suassuna é tema de exposição imersiva em João Pessoa

A mostra fica em cartaz até o dia 18 de agosto, no Luzzco.

Juliana Santos - Pauta Real
Foto: Juliana Santos - Pauta Real
Uma exposição que transmite cultura e a grandeza de um dos maiores defensores da cultura nordestina, Ariano Suassuna. A história de vida e da obra do escritor, dramaturgo e contador de causos são retratadas ao longo da exposição “Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, no Luzzco, espaço de arte e cultura imersiva na Paraíba. A mostra está em cartaz até o dia 18 de agosto, de quarta a domingo, das 14h às 21h.
 
A exposição inicia com um painel interativo datado com os principais acontecimentos da vida de Ariano e também de sua obra. Entre as histórias está o filme lançado em 1987 “Os Trapalhões no Auto da Compadecida” com os humoristas Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Filme baseado na obra de “O Auto da Compadecida”, traz uma história bem humorada dos amigos João Grilo e Chicó na cidade de Taperoá, no Cariri paraibano.

“Os Trapalhões estrelaram uma versão do Auto da Compadecida que inclusive tiveram personagens como o palhaço e o sacristão que não foram incluídos na versão do filme lançado em 2000. O filme com os trapalhões é o que mais se assemelha à obra original, juntado à genialidade de Ariano e dos humoristas, e assim surgiu esse clássico do cinema brasileiro”, explica o monitor do Luzzco, Felipe Machado.




A exposição ainda conta um pouco da vida de Ariano, na sua cidade natal, até quando começou a ganhar o mundo com sua obra. Entre os fatos importantes expostos estão fotos e a roupa da sua posse na Academia Brasileira de Letras. Além de objetos como a cadeira de balanço onde o escritor descansava na sua casa em Recife, capital pernambucana.

“Fiquei muito emocionada e chorei várias vezes a riqueza da arte. Eles conseguiram retratar muito bem a história dele desde o painel interativo com as datas dos acontecimentos, é uma exposição para toda a família as crianças prestam atenção. Quem conhece e quem não conhece é uma exposição muito democrática, lúdica, alegre, interativa e fecha com áudios do próprio Ariano”, comentou a jornalista e atriz da cidade de Curitiba, Maria Amélia Lonardoni, que esteve de passagem por João Pessoa e resolveu conferir a exposição.

Na última sala da exposição no Luzzco, os visitantes podem se conectar com a vida e a obra de Ariano, numa imersão que se mesclam com projeções e recursos sonoros para criar uma narrativa envolvente e sensorial. Por meio de tecnologia de ponta e cenografia detalhada, o espetáculo imersivo recria ambientes e temas que marcaram a trajetória do dramaturgo.

“Conheço a obra de Ariano, por meio dos filmes e sua literatura é uma personalidade da nossa literatura incrível e que dissemina a cultura nordestina para todo o país e todo mundo e isso é muito importante. Eu que sou da região Sul estudei Suassuna como atriz e jornalista, mas está aqui na terra dele e ver essa exposição pode sentir sua obra foi muito especial”, disse, Lonardoni.

Ariano Suassuna - Foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Teve como uma das suas principais obras "O Auto da Compadecida", que foi adaptada para a televisão e para o cinema. 

Também ocupou cadeiras na Academia Brasileira de Letras, na Academia Pernambucana de Letras e na Academia Paraibana de Letras. Ariano nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba em 1927 e faleceu em 2014, no Recife (PE).



Link
Notícias Relacionadas »