23/09/2024 às 16h19min - Atualizada em 23/09/2024 às 16h19min

Governo Federal dá início à terceira etapa do programa Brasil Mais Produtivo

O investimento será de R$ 160 milhões para "fábricas inteligentes” que impulsione a produtividade.

Redação - Pauta Real
Gov
Foto: Ilustrativa/ Canva
Em um evento realizado nesta segunda-feira (23/9), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, deu início à terceira etapa do programa Brasil Mais Produtivo, com foco na transformação digital das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

A nova etapa do programa prevê a criação de “fábricas inteligentes” por meio de investimentos de R$ 160 milhões em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, focadas na resolução de problemas relacionados à produtividade. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Finep e BNDES, visa apoiar 360 projetos que poderão beneficiar até 8,4 mil MPMEs.

As empresas selecionadas receberão apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento e a implementação de tecnologias como sensores digitais, computação em nuvem, Big Data, IoT, impressão 3D e inteligência artificial.


Além dos projetos de inovação, o programa também oferecerá consultorias em transformação digital para médias empresas industriais, com 70% do custo subsidiado pela ABDI. As empresas participantes terão acesso a uma ferramenta de avaliação de maturidade digital e poderão contar com linhas de financiamento do BNDES e Finep para implementar as tecnologias.

A iniciativa visa reduzir as desigualdades tecnológicas entre as empresas, promovendo uma economia mais equilibrada e inclusiva. A transformação digital das indústrias é fundamental para o aumento da competitividade do setor e a geração de novos postos de trabalho, em especial especializados e intensivos em conhecimento. e

O Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa conjunta do Mdic, BNDES, Finep, Embrapii, ABDI, Sebrae e Senai. Essa parceria demonstra o compromisso do governo em fortalecer a indústria nacional e promover o desenvolvimento econômico do país.

A porta de entrada no programa é pelo site do Brasil Mais Produtivo.
Link
Notícias Relacionadas »