24/07/2024 às 10h40min - Atualizada em 24/07/2024 às 10h37min

O que a Paraíba anda exportando e importando?

Vitor Nayron

Vitor Nayron

Economia

Foto: Porto de Cabedelo

O noticiário frequentemente destaca as relações comerciais do Brasil. O agronegócio, por exemplo, é um dos setores de destaque quando se fala em exportação brasileira. Mas a nível estadual, quais são os principais produtos exportados e importados pela Paraíba? Qual o peso da Paraíba no cenário nacional das importações e exportações? 

Quando observamos a nível do Brasil, no período de janeiro a junho de 2024, a balança comercial apresentou um superávit de US$ 42,3 bilhões (de dólares), ou seja, o Brasil exportou mais do que importou. Além disso, o principal parceiro comercial do Brasil é a China, que corresponde a 31% de todas as exportações brasileiras para o período. 


 

Fonte: Comex Stat. -  Figura 1: Exportações Brasileiras (janeiro-junho de 2024).

Além disso, o principal produto exportado pelo Brasil para os 6 primeiros meses do ano foi a soja (17% das exportações).  

 


 

Fonte: Comex Stat.

 

A nível estadual, a Paraíba apresentou um déficit na balança comercial de US$ 378 milhões nos seis primeiros meses do ano. Em outras palavras, a Paraíba importou mais do que exportou, tendo em vista as características da economia paraibana. 

 A participação paraibana nas exportações nacionais foi de 0,05%. O resultado para o primeiro semestre apresentou uma redução de 18,5% quando comparado com o mesmo período de 2023. 

 Diferentemente do cenário nacional, o principal parceiro comercial paraibano no contexto das exportações nos primeiros seis meses deste ano foi a Espanha, com 18,2% das exportações. Na sequência, 14,7% das exportações paraibanas foram enviadas para os Estados Unidos. Entretanto, um parceiro que chama a atenção é o Canadá, que aumentou a participação nas exportações paraibanas em 488,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (2023). Lembrando que um dos principais produtos exportados pelo Brasil para o Canadá são do grupo de açúcares e melaço, do qual a Paraíba se destaca na produção.  

 


 

Fonte: Comex Stat.

Além dos açúcares e melaço, a Paraíba também se destaca pela exportação de calçados sucos de frutas ou de vegetais. 

 

Fonte: Comex Stat.

 

Por outro lado, os produtos mais importados pela Paraíba são os do grupo do petróleo, geradores elétricos e de preparações de cereais de farinha, ou amido de frutas ou vegetais. 
 
Ao lançar uma lupa sobre algumas cidades do estado, a capital, João Pessoa, é responsável por 1,7% das exportações do estado da Paraíba, ocupando o 6° lugar.. Por outro lado, Campina Grande e Cabedelo são responsáveis por  30% e 32%, respectivamente, das exportações paraibanas. Em outras palavras, Campina Grande e Cabedelo foram responsáveis por mais de 60% das exportações do estado nos primeiros seis meses do ano. 
 
No contexto da importação, João Pessoa tem um cenário diferente. A capital foi responsável por 45,6% de todas as importações do estado no período de janeiro a junho de 2024, o que representou 0,2% das importações brasileiras.
 
Outro dado que chama a atenção é o produto exportado por Cabedelo, que ocupa a primeira posição no ranking estadual. O principal parceiro comercial da cidade é os Estados Unidos e 97% das exportações pertencem ao grupo de produtos coque de petróleo, betume de petróleo e outros resíduos dos óleos de petróleo ou de minerais betuminosos.
 
Já Campina Grande, destaca-se pela exportação de calçados, que correspondeu a 92% de todas as exportações no primeiro semestre de 2024.

Link
Leia Também »