20/08/2024 às 14h18min - Atualizada em 20/08/2024 às 14h11min
Networking e Rede de Boas Conexões no Mercado de Trabalho
Marília Raulino
Foto: Getty Conexão. Relacionamento. Rede de apoio. Esses termos retratam drivers que moldam o mindset dos líderes atuais. Não se trata mais apenas de ter alguém que o recomende ou indique, mas sim construir uma rede sólida de relacionamentos que agregue valor à sua carreira e proporcione oportunidades que muitas vezes eram desconhecidas.
O networking, que antes era visto como algo reservado a eventos formais ou a troca de cartões de visita, hoje se expande e abrange todo e qualquer papel social, exigindo das lideranças, estratégias e uma postura intencional em todo comportamento e interação. Na atual dinâmica das transformações relacionais, as redes sociais profissionais, como o Linkedin, funcionam como hubs de conexões e oportunidades.
O diálogo com temas importantes e o compartilhamento de conteúdos quem agreguem valor à esta rede fortalecem as conexões. Além das plataformas de mídiassociais focadas em business e mercado de trabalho, a construção de uma rede de boas conexões também compreende a participação em eventos, webinars, workshops e grupos que se propõem a facilitar negócios.
Em João Pessoa, o grupo Ela Soma, se propõe a inspirar e conectar mulheres líderes através do networking. Ainda na Paraíba e em outros Estados do Brasil, o Soma Network se apresenta como uma plataforma facilitadora de negócios. No Rio de Janeiro, o Conexão Negócios proporciona encontros entre empresas e stakeholders. Desse modo, mapear os principais grupos de negócios parece ser a estratégia chave para os líderes atuais. Energia. Dedicação. Intenção.
Com o tempo, essas conexões se fortalecem, e se perceberá que esta rede robusta pode, e muito, influenciar positivamente a trajetória profissional de qualquer líder, promovendo inclusive a conquista de soft skills, como comunicação, proatividade, atitude positiva e assertividade.